29/06/2013

História da Maquiagem



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                      A história da maquilagem (ou maquiagem) começa no antigo Egito, onde os faraós pintavam os olhos para que evitasse que as pessoas olhassem-no diretamente, era um símbolo político de respeito. Mais ou menos na mesma época, Cleópatra já usava pó khol nas pálpebras, assim como tomava banho de leite e usava argila no rosto. Passando para Roma, as mulheres usavam máscaras de farinha, miolo de pão e leite durante a noite sobre o rosto para melhorar a pele.Conta a lenda que Psyché foi buscar no inferno o segredo da pele branca da deusa Vênus, trazendo a cerusa, ou alvaiade, para compor suas fórmulas mágicas. Até a Renascença italiana esse mesmo alvaiade era usado durante o dia pelas lindas mulheres nobres, que à noite cobriam suas faces com emplastros de vitelo crú molhado no leite afim de minimizar os efeitos nocivos causados pelo alvaiade. O Kama Sutra, escrito entre os séculos I e IV, define a mulher ideal como Padmini, aquela que tem "...a pele fina, macia e clara como o lótus amarelo..."
 No Japão, do século IX ao XII, período de Heian, a valorização da pele branca era regra geral. Para obter a aparência extremamente clara as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi. Depois passaram também à usar o beni, pasta feita do extrato de açafrão, para colorir as maçãs do rosto.Aproximadamente em 150AC o físico Galeno criou o 1o creme facial do mundo, adicionando água à cera de abelha e óleo de oliva. Mais tarde o óleo de amêndoas substituiu o azeite e a incorporação de bórax contribuiu para a formação da emulsão, minimizando o tempo de processo. Estava aí a primeira base para sustentar os pigmentos de dióxido de titânio e facilitar a aplicação na face; nascia a base cremosa facial.Propaganda enganosa X bruxaria No final do século XVIII, o Parlamento inglês recebeu a proposta de uma lei que tentava impor sobre as mulheres a mesma penalidade por adorno que era imposta por bruxaria. O termo desobrigava de suas responsabilidades os maridos que haviam casado com uma "máscara falsa": "Todas as mulheres que à partir deste ato tirarem vantagem, seduzirem ou atraírem ao matrimônio qualquer súdito de Sua Majestade por meio de perfumes, pinturas, cosméticos, loções, dentes artificiais, cabelo falso, lã de Espanha, espartilhos de ferro, armação para saias, sapatos altos ou anquilhas, ficam sujeitas à penalidade da lei que agora entra em vigor contra a bruxaria e contravenções semelhantes e que o casamento, se condenadas, seja anulado..." É hilária a carta publicada no jornal britânico The Spectator, no ano 1711, onde um marido aflito desabafa... "Senhor, estou pensando em largar minha mulher e acredito que quando o senhor considerar o meu caso, a sua opinião será a de que minhas pretensões ao divórcio são justas.Nunca um homem foi tão apaixonado como eu pela sua fronte, pescoço e braços alvos, assim como a cor azeviche de seus cabelos. Mas para meu espanto descobri que era tudo feito de arte: sua pele é tão opaca com esta prática, que quando acordou de manhã, mal parecia jovem o suficiente para ser mãe de quem levei para a cama na noite anterior. Tomarei a liberdade de deixá-la na primeira oportunidade, à menos que seu pai torne sua fortuna apropriada às suas verdadeiras , e não supostas, feições..." O rei Henrique VII mandava os pintores retratarem suas pretendentes matrimoniais, pedindo também às pessoas que cercavam a rapariga que respondessem um extenso questionário sobre a futura esposa.As instruções previam saber como era o rosto, se estava pintada e se havia algo "perto dos lábios", referindo-se ao uso de batons e brilhos. Elizabeth I, a rainha virgem, que assim ficou famosa por ter morrido sem se casar, usou até o final de seus dias as faces cobertas de branco, as maçãs pintadas com círculos vermelhos bem definidos e a cabeça coberta por uma peruca de cabelo ruivo e dourado.E a Vaidade Vence... 

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Por volta da década de 20, os cinemas utilizam muito a maquiagem em suas produções, já que os recursos eram precários, sendo esta a principal forma de modificação da aparência dos personagens. A partir de então, a maquiagem passa a ser de uso geral.
Em 1921, Paris é palco de uma verdadeira revolução na história do batom; é primeira vez que um produto desta categoria é embalado num tubo e vendido em cartucho.


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Essa década sofreu uma grande crise econômica devido a Grande Depressão que ocorreu em 1929 com a queda da bolsa de Nova York.Como resultado da emancipação gradual das mulheres, que começou em 1920, elas tornaram-se mais conscientes da sua independência de ação e mais ousadas ​​na forma de expressar sua feminilidade, saindo de cena por completo a garota Flapper do final da década de 10 e metade da década de 20 e entrando em cena a mulher mais madura. Os filmes de Hollywood tornaram-se muito importantes, pois devido a crise, para muitas pessoas, o único entretenimento disponível eram os filmes. As mulheres copiavam os modelos de vestidos, penteados e maquiagem das populares atrizes cinematográficas.O sucesso é tal que em 1930 os estojos de batom dominam o mercado americano, trazendo uma nova fase para o desenvolvimento destas formulações. A morena Marilyn Monroe usava maquilagem clara e pintava lábios vermelhos intensos, atraindo e intensificando sua feminilidade.



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Como a maior parte dos homens foi para a guerra, houve escassez de mão de obra para ocupar os postos de trabalho nas fábricas e estaleiros navais.  Não demorou muito para o governo perceber que as mulheres eram a única maneira de produzir equipamento e material necessário para manter o esforço de guerra. Foi a primeira vez que as mulheres de classe média alta iriam trabalhar fora de suas casas, já que as mulheres pobres sempre trabalharam. Algumas mulheres ficaram encantadas ao entrar na força de trabalho, pois viam este fato como a primeira chance de conseguir sua independência econômica.
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Com a Segunda Guerra Mundial, as fábricas de cosméticos dão uma estacionada, pois toda a energia se concentrava para produção de armas, voltando-se então no século XVIII em que as mulheres mesmo preparavam seus produtos.
 Com o fim da guerra nos anos 50, a maquiagem volta com tudo, com o estilo fake – pele pálida, lábios realçados e olhar delineado.


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 Os anos 60 é o auge, já que atinge por completo os jovens, fazendo com que a indústria se aprimorasse mais nas embalagens e estojos.Essa foi uma década de grandes mudanças, sobretudo para as mulheres. A pílula foi inventada, a minissaia chegou com tudo, e o mundo ficou espantado com a chegada do homem à Lua. Essa era espacial e futurística provocou uma verdadeira revolução no modo de agir e pensar das pessoas e se refletiu na moda e na maquiagem também. Os tecidos sintéticos ganharam espaço e o brilho chegou ao rosto, com sombras em tons pastéis e cintilantes. Era só olhar na TV para constatar: Samantha, a feiticeira, usava e abusava de saias curtíssimas e Jeannie, quando não estava vestida de gênio, também adorava mostrar as pernas. Isso sem falar do make-up caprichado das duas. Enquanto isso, os Beatles faziam as mocinhas desmaiar e arrancas os cabelos, a Barbarella de Jane Fonda conquistava seu espaço em outros planetas e a magérrima modelo Twiggy fazia sucesso nas passarelas.


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 Os anos 70, marcados pelo Disco, trazem a variedade de cores. 
O maquilador americano Kevyn Aucoin conta que em 1967, ainda criança, quando confundiu a maquilagem branca -rosada intensa de uma vendedora de cosméticos com a aparência deixada pela aplicação de loção de calamina. Esta mistura de óxido de ferro vermelho e óxido de zinco era muito usada, na época, para aliviar o desconforto causado por picadas de insetos. A ingenuidade de Kevyn levou-o à comentar com a moça o quanto ele estava penalizado por sua dor! Como resposta deparou-se com um silêncio sepulcral, que só foi entendido pelo menino quando sua mãe, já a caminho de casa explicou que se tratava de maquilagem e não remédio... Na década de 70 as cores de maquilagem tornaram-se populares, acompanhando as coleções de alta-costura francesa, italiana e inglesa.Cada vez que um grande costureiro lançava uma nova coleção de cores e formas para as roupas, lá vinha um tom de sombra específico para os olhos, uma nova cor de boca. Dior, Chanel, Yves Saint Laurent e todos os grandes fabricantes ousavam e enchiam os olhos das mulheres de todo o mundo com suas criações cada vez mais tentadoras. 


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Em 80, os pigmentos evoluíram, assim como o conceito de protetor solar e preocupação com o envelhecimento da pele. O primeiro estilista surgiu no século XIX, quando um verdadeiro artista traz uma nova fonte de prestígio à moda; Charles Frederick Worth abriu sua loja em Paris em 1858, para vender modelos de casacos e sedas de primeira classe. A imperatriz Eugénie, esposa de Napoleão III era sua mais famosa cliente. Em 1885 é fundada a Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, regulamentando a arte da alta costura. Paul Poiret, Madeleine Vionnet, Coco Chanel, Christian Dior, Cristóbal Balenciaga, Hubert Givenchy são alguns dos nomes que mudaram a história da moda no mundo, causando a necessidade de uma mudança de patamar na indústria de produtos para maquilagem.Durante os 100 anos seguintes Paris firmou-se como autoridade em moda, trazendo para o mundo da maquilagem um novo alento. Podemos dizer que a popularização da moda aconteceu em 1892, com o lançamento da revista Vogue, tendo em seus primeiros números personalidades como Gertrude Vanderbilt Whitney, vestindo suas próprias roupas. Quando Condé Nasta comprou a revista, em 1909, a publicação passa à ter um enfoque mais atraente, mostrando objetos do desejo para todas as mulheres.É somente no século XX, com os avanços da indústria química fina, que os cosméticos se tornam produtos de uso geral. 


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E é no final da década de 80 que entram em lançamento as fórmulas evoluídas para cosméticos pigmentados. Às beiras do novo milênio finalmente entram em cena fórmulas baseadas em tecnologia de vanguarda, cujo uso garante propriedades bem interessantes para nossa beleza, como proteção solar, umectação e controle do envelhecimento da pele.Nos anos 90 a era do benefício visível ganha importância vital. A haute couture toma rumos inteligentes nesta nova era. Estilistas ingleses de vanguarda como John Galliano e Alexander McQueen vêm dar uma ventilada nas conservadoras Dior e Givenchy, alterando mais uma vez a história da moda & make-up. 




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Hoje podemos nos beneficiar do produto que colore e trata a pele, limpa, perfuma e protege os cabelos, como nunca antes na história da humanidade. Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo, Helmut Lang e Ann Demeulemeester apontam para uma nova era, a era da Beleza Inteligente, onde cada ser possa encontrar seu equilíbrio na roupa, no cheiro e na cor. Com a chegada do novo milênio, os diversos aspectos adotados pela beleza nos serviram de espelho. A aparência, em  manifestações   diversas e imagens extremas, refletiu os processos de transformação. 

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Os dois últimos anos misturam todos os possíveis estilos de moda e maquiagem. Trazem a classe e a elegância do início do século, a delicadeza sexy dos anos 60, a irreverência dos anos 80 e a "apatia" em tom de protesto dos anos 90.


29/04/2013

Benefícios e efeitos da massagem no corpo


                   


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 A massagem prepara  os músculos para a ação quando procede  o exercício, pois atrai para estes músculos maior quantidade de sangue e aquece –os ligeiramente. Depois do exercício , ela favorece o êxodo de resíduos musculares e previne a rigidez e as contrações dolorosas.



A massagem  influência o funcionamento dos troncos nervosos. Um nervo motor fortemente comprido perde sua excitabilidade , mas quando massageando  delicado e suavemente, ocorre ao contrário , um aumento de sua excitabilidade e de sua facilidade de condução .
Uma massagem continua levada a efeito sobre um tronco nervoso   sensitivo exerce, com o tempo uma ação anestesiante.
A influência da massagem sobre os nervos vasomotores  nos é conhecida. A ação influenciadora da massagem, por suas manipulações, por sua ação direta sobre sensibilidade , pode ainda ser utilizada como meio de sugestão.
O revestimento   cutâneo representa individualidade biológica e complexo bem pessoal, próprio a cada individuo  para outro.
As diversas peles reagem de maneira diferente ás excitações exteriores .Os massagistas deverão considerar sempre que a espessura dos tegumentos é diferente de acordo com  as regiões do corpo. Apele da criança é mais fina que a do adulto, e esta é fina que a dos velhos.
Esta espessura é ainda variável de um sexo para  outro; ela e maior no homem do que na mulher .Pode-se observar que maior espessura é encontrada nas plantas dos pés , nas  regiões correspondentes ás superfícies de extensão dos membros que limitam as grandes  cavidades . Ela diminui , ao contrario , nas curvas de flexão (cotovelos e punhos ), onde transparecem as veias e vê-se o relevo dos tendões.Por fim, a aderência aos planos profundos é função da adiposidade dos dispositivos aponeuróticos e musculares subjacentes.
  • Efeito direto (local e periférico ):eliminação de células mortas resto de secreções das glândulas cutâneas  ficando as camadas superficiais mais nutridas , moles , maleáveis e resistentes .As glândulas sudoríparas e sebáceas ficam abertas e limpas.O efeito mecânico atua sobre as cicatrizas, aderências , aumento do fluxo sanguíneo arterial (hiperemia   já   citado pelo Desaux), melhora o escoamento da linfa   e do sangue venoso, produz analgesia e um aumento da temperatura local.


  •  Efeito indireto:(secundário e geral ) A fluxo de sangue (hiperemia )faz despertar matérias orgânicas . As  mais importantes são as histamina (agente alérgico )e a acetilcolina.Aumento da  permeabilidade dos limites circulares e exacerba os processos química autolíticos procedentes da reabsorção das escorias metabolizadas.Irrigação da derme , afasta o perigo de auto-intoxicação. Impulsiona , também a mesênquima (órgão do suporte dos tecidos ).


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  •   Os efeito indiretos  :
  1. ·         Calmante É obtido de manobras suaves , lentas e bastante repetidas.O que carateriza o efeito calmante é sua extrema delicadeza .
  2. ·         Estimulante :É obtido pela rapidez dos movimentos com que é feita a massagem , abrangendo músculos , mantendo ou restaurando as suas propriedades fisiológicas tais , como : contabilidade , elasticidade e coordenação.
  3. ·         Desintoxicante : Muito se assemelha ao efeito estimulante , porém é obtido através de manobras profundidade, principalmente de compressão, determinado uma drenagem das fibras musculares e mais rápido escoamento dos vasos sanguíneos e linfáticos. Muito utilizada na massagem desportiva , porque combate a fadiga muscular .
  4.        Nos efeito relaxantes ou descongestionantes , quando os músculos estão em funcionamento, eliminam grande quantidade de resíduos tóxicos que são depositados neste mesmo meio.A certa altura, este liquido irá se encontrar saturado , apesar dos órgãos eliminadores (Rins e Glândulas sudoríparas )ocorrendo então a fadiga muscular . Para auxiliar , deve-se friccionar ligeiramente os espaços intersticiais , fazendo fluir á massa sanguínea das extremidades ao centro aumentando a evacuação (EX: ácido lático ).
  5.       Efeitos neurotônicos: o sistema nervoso e percorrido ininterruptamente por estímulos sensoriais , cujo mais amplo e o teto , e respondem através de de movimentos. É a pele que recebe a maior parte das impressões que serão transformadas em sensações.
  6.     Efeitos na circulação : A primeira reação da massagem e observada através da circulação. O efeito vasomotor   manifesta-se na palidez da pele de devido ao esvaziamento das veias , sobre tudo as superficiais , começando logo com deslizamentos centrípetas , isto é da periferia do segmento para o centro do coração .O refluxo é impossibilitado devido a existência de válvulas arteriais nas veias.Segue-se o rubor da pele e  devido á sucção dos capilares arteriais ao quais , dilatando-se , leva a hiperemia  local, que conduz a uma melhora do  fluxo do ventrículo esquerdo do coração.
  7.     Efeitos na musculatura: As ondas produzidas nos músculos  tratados com pressão , ,distendem As fibras e aumentam o tônus e o potencial elétrico, pois não há maior perigo parta um músculo do que sua inatividade que leva a hipotonia.Secundariamente, a elasticidade dos tendões e favorecida.A massagem torna o músculo mais ativo, rápido e expansivo durante mais tempo. A massagem de cinco  minuto restaura o músculo fadigado mais eficazmente do que a de vinte minutos, devido a profundidade que é alcançada eliminando os ácidos acumulado . A  aumento do tônus explica-se por influência da adrenalina e acetilcolina sobre o sistema autônomo.  Quando o músculo incide calor , o seu equilíbrio    acido básico é desviado para o lado alcalino, ao passo que o movimento ativa acidifica o tecido muscular, devido ao acréscimo do acido lático. Após a massagem o acido lático assim como o acido carbônico e fosfórico e também , indiretamente a ureia são eliminados em maior escala (este ultimo , igualmente pelas fezes )Quando então o músculo se reabilita , a maior parte do acido lático é transformado em glicogênio , qual depende a sua atividade .
  8.     Efeitos   Profundos: Da massagem da pele do tecido conjuntivo subcutâneo e da musculatura ainda seguem reflexos para os órgão internos. Por meio de analises hematológicas verifica-se aumento de volume da hemoglobina, do número de glóbulos vermelhos (indicação da massagem na anemia crônica ) e a quantidade de glóbulos brancos. Importante é o resultado que dá  a massagem dos órgãos  abdominais , ativando o acido cloridróxido estomago (Não a quantidade de suco gástrico ), o trabalho da musculatura lisa e das glândulas do estômago  e intestinos (sobre tudo do intestino delgado ) A função do fígado e do pâncreas é impulsionada. A alteração do halito do cliente, notado frequentemente, a massagem em geral , baixa a pressão do liquido cefalorraquidiano favorecido, por exemplo á melhora da dor de cabeça.

A massagem bem aplicada proporciona muito mais do que relaxamento, ajuda ao corpo o melhor funcionamento e protege até contra doenças. Então faça mais massagens e desfrute desses benefícios. 

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