A
massagem prepara os músculos para a ação
quando procede o exercício, pois atrai
para estes músculos maior quantidade de sangue e aquece –os ligeiramente.
Depois do exercício , ela favorece o êxodo de resíduos musculares e previne a
rigidez e as contrações dolorosas.
A massagem influência o funcionamento
dos troncos nervosos. Um nervo motor fortemente comprido perde sua
excitabilidade , mas quando massageando
delicado e suavemente, ocorre ao contrário , um aumento de sua
excitabilidade e de sua facilidade de condução .
Uma massagem continua levada a efeito sobre um tronco
nervoso sensitivo exerce, com o tempo
uma ação anestesiante.
A influência da massagem sobre os nervos vasomotores nos é conhecida. A ação influenciadora da
massagem, por suas manipulações, por sua ação direta sobre sensibilidade ,
pode ainda ser utilizada como meio de sugestão.
O revestimento
cutâneo representa individualidade biológica e complexo bem pessoal,
próprio a cada individuo para outro.
As diversas peles reagem de maneira diferente ás excitações
exteriores .Os massagistas deverão
considerar sempre que a espessura dos tegumentos é diferente de acordo com as regiões do corpo. Apele da criança é mais
fina que a do adulto, e esta é fina que a dos velhos.
Esta espessura é ainda variável de um sexo para outro; ela e maior no homem do que na mulher
.Pode-se observar que maior espessura é encontrada nas plantas dos pés ,
nas regiões correspondentes ás
superfícies de extensão dos membros que limitam as grandes cavidades . Ela diminui , ao contrario , nas curvas de flexão (cotovelos e punhos ), onde transparecem as veias
e vê-se o relevo dos tendões.Por fim, a aderência aos planos profundos é função
da adiposidade dos dispositivos aponeuróticos e musculares subjacentes.
- Efeito direto (local e periférico ):eliminação de células mortas resto de secreções das glândulas cutâneas ficando as camadas superficiais mais nutridas , moles , maleáveis e resistentes .As glândulas sudoríparas e sebáceas ficam abertas e limpas.O efeito mecânico atua sobre as cicatrizas, aderências , aumento do fluxo sanguíneo arterial (hiperemia já citado pelo Desaux), melhora o escoamento da linfa e do sangue venoso, produz analgesia e um aumento da temperatura local.
- Efeito indireto:(secundário e geral ) A fluxo de sangue (hiperemia )faz despertar matérias orgânicas . As mais importantes são as histamina (agente alérgico )e a acetilcolina.Aumento da permeabilidade dos limites circulares e exacerba os processos química autolíticos procedentes da reabsorção das escorias metabolizadas.Irrigação da derme , afasta o perigo de auto-intoxicação. Impulsiona , também a mesênquima (órgão do suporte dos tecidos ).
- Os efeito indiretos :
- · Calmante É obtido de manobras suaves , lentas e bastante repetidas.O que carateriza o efeito calmante é sua extrema delicadeza .
- · Estimulante :É obtido pela rapidez dos movimentos com que é feita a massagem , abrangendo músculos , mantendo ou restaurando as suas propriedades fisiológicas tais , como : contabilidade , elasticidade e coordenação.
- · Desintoxicante : Muito se assemelha ao efeito estimulante , porém é obtido através de manobras profundidade, principalmente de compressão, determinado uma drenagem das fibras musculares e mais rápido escoamento dos vasos sanguíneos e linfáticos. Muito utilizada na massagem desportiva , porque combate a fadiga muscular .
- Nos efeito relaxantes ou descongestionantes , quando os músculos estão em funcionamento, eliminam grande quantidade de resíduos tóxicos que são depositados neste mesmo meio.A certa altura, este liquido irá se encontrar saturado , apesar dos órgãos eliminadores (Rins e Glândulas sudoríparas )ocorrendo então a fadiga muscular . Para auxiliar , deve-se friccionar ligeiramente os espaços intersticiais , fazendo fluir á massa sanguínea das extremidades ao centro aumentando a evacuação (EX: ácido lático ).
- Efeitos neurotônicos: o sistema nervoso e percorrido ininterruptamente por estímulos sensoriais , cujo mais amplo e o teto , e respondem através de de movimentos. É a pele que recebe a maior parte das impressões que serão transformadas em sensações.
- Efeitos na circulação : A primeira reação da massagem e observada através da circulação. O efeito vasomotor manifesta-se na palidez da pele de devido ao esvaziamento das veias , sobre tudo as superficiais , começando logo com deslizamentos centrípetas , isto é da periferia do segmento para o centro do coração .O refluxo é impossibilitado devido a existência de válvulas arteriais nas veias.Segue-se o rubor da pele e devido á sucção dos capilares arteriais ao quais , dilatando-se , leva a hiperemia local, que conduz a uma melhora do fluxo do ventrículo esquerdo do coração.
- Efeitos na musculatura: As ondas produzidas nos músculos tratados com pressão , ,distendem As fibras e aumentam o tônus e o potencial elétrico, pois não há maior perigo parta um músculo do que sua inatividade que leva a hipotonia.Secundariamente, a elasticidade dos tendões e favorecida.A massagem torna o músculo mais ativo, rápido e expansivo durante mais tempo. A massagem de cinco minuto restaura o músculo fadigado mais eficazmente do que a de vinte minutos, devido a profundidade que é alcançada eliminando os ácidos acumulado . A aumento do tônus explica-se por influência da adrenalina e acetilcolina sobre o sistema autônomo. Quando o músculo incide calor , o seu equilíbrio acido básico é desviado para o lado alcalino, ao passo que o movimento ativa acidifica o tecido muscular, devido ao acréscimo do acido lático. Após a massagem o acido lático assim como o acido carbônico e fosfórico e também , indiretamente a ureia são eliminados em maior escala (este ultimo , igualmente pelas fezes )Quando então o músculo se reabilita , a maior parte do acido lático é transformado em glicogênio , qual depende a sua atividade .
- Efeitos Profundos: Da massagem da pele do tecido conjuntivo subcutâneo e da musculatura ainda seguem reflexos para os órgão internos. Por meio de analises hematológicas verifica-se aumento de volume da hemoglobina, do número de glóbulos vermelhos (indicação da massagem na anemia crônica ) e a quantidade de glóbulos brancos. Importante é o resultado que dá a massagem dos órgãos abdominais , ativando o acido cloridróxido estomago (Não a quantidade de suco gástrico ), o trabalho da musculatura lisa e das glândulas do estômago e intestinos (sobre tudo do intestino delgado ) A função do fígado e do pâncreas é impulsionada. A alteração do halito do cliente, notado frequentemente, a massagem em geral , baixa a pressão do liquido cefalorraquidiano favorecido, por exemplo á melhora da dor de cabeça.
A massagem bem aplicada proporciona muito mais do que relaxamento, ajuda ao corpo o melhor funcionamento e protege até contra doenças. Então faça mais massagens e desfrute desses benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário