13/10/2012

Ventosaterapia,o que é? para que serve?



A Ventosaterapia é uma terapia que conta com o uso de ventosas no tratamento de diversos males. São colocadas sobre a pele, produzindo uma pressão para drenar as impurezas do sangue que esta oxidado e intoxicado, através de uma campânula de vidro que produz um vácuo pela eliminação do ar no seu interior. Baseada na acupuntura, a ventosaterapia esta fundamentada na crença de que a resistência contra a determinados males pode ser alcançada induzindo o corpo a se curar pela aplicação de ventosas em diversos pontos do nosso corpo, trazendo alem do seu poder curativo, enorme relaxamento. 

A ventosaterapia proporciona importantes resultados terapêuticos: aumenta a resistência do corpo contra doenças, desintoxica os tecidos, promovendo uma purificação e melhor respiração da pele, além de ajudar a desfazer nódulos gordurosos localizados, responsáveis pela formação de celulite. O uso frequente de ventosas controla a corrente sanguínea, provocando também o fortalecimento dos vasos sanguíneos, tornando-a mais eficiente, evitando infartos, derrames, limpa o sangue, eliminando o excesso de colesterol e demais enfermidades. Além disso, a massagem de vácuo tonifica os músculos, recupera a elasticidade da pele, ajuda a diminuir as cicatrizes e estrias. Portanto, é utilizada para melhorar e reforçar os contornos do corpo, desenrugar as rugas, fazer correção dos defeitos locais, tais como oval do rosto. Massagem de vácuo terapêutica tem um notável efeito curativo sobre dores musculares nas costas. 
Neste caso, o acento é feito em lugares especialmente dolorosos, nas omoplatas e zona de cintura, trazendo um efeito reflexo quando aplicada em pontos de acupuntura.. Desaparecem os inchaços.





  • Ventosas de Vidro e de Plástico
Esta terapia consiste na aplicação de recipientes ocos (ver fotos acima) que provocam a sucção negativa do tecido.
A sua principal indicação é a de activar a função dos pontos de acupunctura.

1. Como resposta à sucção promove a presença na zona afectada de células defensivas.
4. Aumenta a circulação sanguínea.
5. Elimina estancamentos.
6. Activa a secreção de fluidos sinoviais pelo que relaxa as articulações
7. Elimina aderências.
8. Extrai a toxicidade do tecido




Utilizações
1.Ventosa Fixa

  • Ventosa simples: podem ser utilizados vários tipos de ventosas. O seu tamanho é proporcional à parte a ser tratada e a natureza da doença
  • Ventosa de sucção: o ar é retirado do interior da ventosa através de uma “bomba” de sucção.
  • Indicações: Dores por Humidade-Plenitude-Calor, dores articulares com derramamentos; Lombalgias e costas doloridas (Humidade); Cefaleias; Gastralgias crónicas; Dores abdominais por golpe de frio ou por ingestão; Dores abdominais nas crianças; Diarreia; Gripes; Constipações; Tosse; Asma; Peito e flancos dolorosos; Dismenorreia; Hipertensão Arterial
  • Precauções: O tempo de aplicação da ventosa é variável, deve-se retirar a ventosa quando a pele ficar violácea, sensivelmente de 3 a 10 min. Ter especial atenção à pressão no interior da ventosa e na sua remoção para não provocar lesões na pele do paciente.

As ventosas podem ser usadas de três maneiras: seca, molhada e deslizante.




2 - Ventosa Móvel

  • As principais particularidades deste tipo de ventosa, são a mobilidade, uma área maior de acção. Para garantir a mobilidade da ventosa deve ser aplicado óleo ou creme de massagem, sobre a pele do paciente, de modo que a ventosa deslize facilmente, sem provocar lesões.
  • Deve-se levantar ligeiramente a ventosa, sem esta deixar de estar em contacto com o paciente, e mover lentamente a ventosa em movimentos lineares ao longo da área a tratar. O papel do pulso é fundamental neste movimento, para que este seja fluido e contínuo.

  • Já a ventosa deslizante como o próprio nome diz, é utilizada para deslizar sobre a área a ser tratada, fazendo uma “espécie” de massagem local.


  • Alguns usos:
A Ventosaterapia pode ser usada para o tratamento de problemas respiratórios, como gripes, resfriados, bronquite, asma, enfisema, falta de ar, no tratamento de gastrite, furunculose, nas tensões musculares, como dores no ombro, costas, dor de cabeça. Atualmente o usa das ventosas ganhou espaço na área estética, sendo utilizadas para o tratamento de gordura localizada, celulite, flacidez e na redução de medidas.
Os benefícios do tratamento com ventosas são imensos, pois além dos cuidados com a doença, a técnica mantém a flexibilidade e relaxamento dos músculos, retira adesões e fibrosidades, trazendo um profundo bem estar físico e psíquico, revitalizando nossa energia e nos preparando para enfrentar o estresse cotidiano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagem em destaque

Micose causa e tratamentos (leia a descrição)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Tecnologa em estética e cosmetologia, amante de bons livros, make up e um bom exercício. Amor infinito pelos meus principes. Blogueira e cheia de muitas novidades para contar....
Copyright 2017 - Blog
Beleza da Mulher Viva: Ventosaterapia,o que é? para que serve?