Corset é o nome dado em francês para o espartilho, utilizado para a redução das medidas de cintura esculpindo o corpo o tornado mais curvilíneo. Podendo ser usado quando se desejar.O Corset é bem diferente das peças que podemos facilmente encontrar em lojas de lingeries e em sex-shop cujo a função é de apenas ornamentar sem ter a mesma função que um corset que são bem estruturados.
Algumas pessoas fazem uso do corset constantemente, até para dormir, para se obter uma maior eficiência, esta pratica é chamada de Tight Lacing, prática apropriada para a redução da cintura.
Corset - Também pode ser chamado de espartilho que é o seu nome em português, ele é mais estruturado, do que um corselet e um corpete e confeccionado com varias camadas de tecido. O corset é muito utilizado para prática de Tight Lacing.
- Espartilhos - Em lojas de lingerie podemos encontrar peças que são chamadas de espartilho, mas na verdade apenas foram inspiradas nos espartilhos antigos, bem diferentes do que deveria ser um espartilho de verdade, estes só possuem a função de adorno e fetiche.
- Corselet - Este sim é o espartilho de sex-shop com barbatanas de plástico e material elástico.
- Corpete – São derivados do corset com barbatanas geralmente de plástico ou silicone, podem ser confeccionados em tecido elástico ou não, não sendo necessário o uso de forro, são fechadas por zíper ou ilhós como o corset. São visualmente bem parecidas com o corset, às vezes sendo até confundidos. Um corpete de fato não possui a mesma estrutura que um corset, no entanto, ele é ideal para quem quer ter várias opções de modelos a um preço bem mais acessível e sem perder a qualidade do produto, uma vez que o corset originariamente possui um preço mais elevado que o corpete.
Como se usa um corset?
Os corsets que vemos hoje são pra serem usados por fora da roupa como uma peça complementar um acessório realmente.
Mas também pode ser usado de uma forma discreta, se a pessoa preferir, por baixo de um tailler por exemplo fica muito elegante.
Só o lave quando for extremante necessário, pois um corset não é como uma peça de roupa comum que deve ser lavada com freqüência isto não é necessário nem tão pouco recomendado.
- Lavagem caseira
Lave-o a mão em um dia bastante quente, assim ele irá secar bem rapidamente, use sabão neutro, não torcer apenas apertar para que a água escorra, nunca lave a maquina ou torça na centrifuga, não o esfregue com escova, não exponha a parte externa virada para o sol, não use pregadores nem ferro de passar.
- Lavagem em lavanderia
Se optar por uma lavanderia a lavagem deve ser a seco e leve-o a uma de sua confiança.
Cuidados necessários para conservação do corset:
• Evite usá-lo diretamente sobre a pele o atrito e o suor poderão danificá-lo, use uma segunda pele ou um tubo de malha por baixo da peça.
• Guarde-o dentro de um saquinho de tecido ou dentro de uma caixa embrulhado em papel ceda branco.
• Não o enrolar e nunca guardar debaixo de pilhas de roupas isto irá deformar a peça.
• De vez em quando o coloque em um local onde possa ser arejado para evitar bolor.
• No caso de cetim e tecidos delicados tomar cuidado com os acessórios e bijuterias que for usar para não correr o risco de desfiá-lo.
O que é Tight Lacing?
Esta palavra em sua tradução literal quer dizer laço apertado, sua prática consiste em usar um corset por longas horas diárias, tornando a cintura mais fina até chegar ao ponto que a parte das costa do corset se feche por completo pois gradativamente as costelas flutuantes irão se curvando assumindo uma nova forma
Qualquer um pode praticar Tight Lacing?
Pessoas saudáveis podem praticar Tight Lacing sem problema algum, portanto antes de se iniciar um treino de Tight Lacing é recomendado que a pessoa procure um médico para saber como anda a sua saúde.
Qual o modelo indicado para Tight Lacing?
Os modelos bem básicos e sem bojo, nenhum overbust serve para este fim, não são indicados para treino são só para passeio.
Qual o tipo de tecido mais adequado para um corset?
Há uma grande variedade de tecidos que podem ser usados na confecção de um corset, contanto que sejam tecidos planos (sem elasticidade). Alguns exemplos: Gabardine, oxford, jeans, tricoline, crepe, cetim, tafetá, brocado, zebeline, veludo, shantung, jaquard, entre outros.
- Qual o modelo mais adequado para meu primeiro corset?
Você pode optar por qualquer modelo, levando em consideração se pretende usá-lo com maior ou menor freqüência, escolhendo então qual o modelo que possa se adaptar melhor as suas necessidades.
- Valores?
Espero ter esclarecido algumas dúvidas , bjs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário