10/06/2012

Endermologia (vácuo), o que é? para que serve?

Resultado de imagem para vacuo endermologia



É uma técnica que realiza sucção sobre a pele através de ventosas que tem formas e diâmetros diferentes e que podem ser utilizadas em diversos tipos de tratamentos estéticos.
Esse aparelho é formado por uma bomba a vácuo que aspira o ar no tubo e na ventosa e graças a um potenciômetro sua capacidade de sucção pode ser regulada.

A atuação mais intensa da sucção é do tipo mecânica porque se observa mobilização do estrato cutâneo profundo com deslocamento do tecido de sulcos como rugas favorecendo a produção de colágeno.
Sua aplicação pode ser importante quando se pretende atingir os planos mais profundos da pele como nas cicatrizes, tecido fibroso, rugas e após intervenções cirúrgicas.
Sua aplicação corporal se dá nas regiões: abdominal, pernas, glúteo, costas, mamas, rosto podendo ser utilizada como drenagem linfática e como estímulo para abertura e fechamento dos gânglios, facilitando ainda mais o trabalho de drenagem. Provoca intensa hiperemia em pouco tempo, facilitando a circulação sangüínea e linfática. 

 

A variação da intensidade da sucção permite que se realizem diferentes tipos de estímulos, por exemplo, com uma pressão máxima e durante 1 segundo, pode-se realizar a abertura e fechamento dos gânglios antes e depois, respectivamente, da drenagem. Já para a drenagem podemos utilizar uma pressão entre 30 e 50 mmHg, em velocidade lenta, facilitando o movimento da linfa pela sucção, na direção do gânglio mais próximo. Os valores das pressões são aproximados pois variam de acordo com a sensibilidade de cada paciente, podendo ser maior ou menor.
Tem ampla utilização no pré e pós-operatório de plástica corporal, prevenindo e tratando o edema decorrente da cirurgia. Sendo que no pré atuará mais no sentido de desobstrução e preparação dos vasos e no pós além de desobstruir, acelera a cicatrização por ativar a neoformação de vasos.
Previne a formação de aderências e quelóides, ou atenua se já existem, por atuar nas fibras colágenas, desfibrosando-as e melhorando a oxigenação tecidual. É importante realizar esse tratamento após a aprovação médica, evitando complicações futuras.



 
             A vacuoterapia atua mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos. É uma técnica que pode ser utilizada nos tratamentos faciais e corporais clássicos, assim como, no pré e no pós-operatório. O uso da vacuoterapia na estética pode e deve ser associado a outros procedimentos, isso aperfeiçoa o resultado final do tratamento. Essa otimização é comprovada, por exemplo, com a utilização da vacuoterapia após o uso do ultra-som e do Manthus, nos tratamentos de fibro-edema-ginóide (celulite).
O fisioterapeuta aplica a sucção sobre a parte do corpo a ser tratada, deslizando-a na pele do paciente em direção à circulação linfática. A sucção a vácuo proporciona a sensação de uma massagem forte.


Resultado de imagem para vacuo endermologia
  • PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO VÁCUO:
O Vácuo é um aparelho de eletro sucção que provoca uma pressão negativa cuja intensidade varia de 0 a 600 mm/Hg. Esta força de sucção (vácuo) pode ser controlada pelo profissional através da válvula de regulagem da sucção, dessa forma, o vácuo se adequa ao objetivo final do tratamento e às condições do tecido tratado.
  • BENEFÍCIOS 
Esfoliação e tonificação celular na epiderme; Na derme, desfibrosagem e modificação da viscosidade (melhora do aspecto de casca de laranja); Estimulação da lipólise no tecido subcutâneo (hipoderme); Aumento do aporte sanguíneo; melhor oferta de O2 e nutrição celular; Aumento da eliminação de resíduos tóxicos; Recuperação, manutenção ou melhora da função linfática; auxílio na redução de edemas e hematomas; Estimulação dos fibroblastos para a produção de colágeno e elastina; Remoção de infiltrados subcutâneos, líquidos intersticiais e nódulos hipodérmicos; Melhora das trocas circulatórias; Revascularização superficial e tonificação vascular; Equilíbrio entre a liberação e absorção de líquidos corporais; Melhora do contorno corporal; Melhora da elasticidade cutânea; Melhor nutrição muscular e tissular; Reorganização da camada adiposa; Atenuação de rugas e melhora do aspecto de cicatrizes, recentes ou não.

Resultado de imagem para vacuo endermologia

Indicações:


Recurso de auxiliar nos diversos tratamentos faciais e corporais; Revitalização cutânea; Drenagem linfática facial; Drenagem linfática corporal; Pré e pós-operatório imediato; Linfoedema; Liberação da aderência cicatricial; Lipodistrofia e fibroses; Preparação da musculatura para eletroestimulação.

Os efeitos obtidos com sua aplicação são os seguintes:

Ø       Aumento do fluxo sangüíneo; complementa os efeitos das técnicas manuais.

Ø       Atenua os edemas e hematomas · Evita a formação de fibrose e aderências ·
Ø       Mobilização das Camadas profundas da pele ·
Ø       Modelação e drenagem linfática corporal ·
Ø      Tonifica os tecidos


É indicado nos seguintes casos:

Ø       Edema ·

Ø       Lipodistrofia (gordura localizada) ·
Ø       Lipodistrofia Gelóide (Celulite) ·
Ø       Pré e pós-operatórios de cirurgias plásticas
  • Contra indicações:
  • Hipertensão;
  • Afecções cutâneas;
  • Neoplasias (tumores);
  • Hérnias;
  • Doenças vasculares - veias varicosas, fragilidade capilar;
  • Flebites e coágulos de sangue;
  • Reumatismo inflamatório;
  • Doenças infecciosas evolutivas.

  • CUIDADOS:
  • Não realizar no primeiro trimestre de gestação;
  • Não estimular sobre os seios carotídeos;
  • Fotossensibilidade cutânea;
  • Zona umbilical e inguinal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagem em destaque

Micose causa e tratamentos (leia a descrição)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Tecnologa em estética e cosmetologia, amante de bons livros, make up e um bom exercício. Amor infinito pelos meus principes. Blogueira e cheia de muitas novidades para contar....
Copyright 2017 - Blog
Beleza da Mulher Viva: Endermologia (vácuo), o que é? para que serve?