Práticas e nutritivas complementam a alimentação porque mantém os mesmos nutrientes dos alimentos naturais , são ricas em fibras e dão uma turbinada na dieta . Cada farinha tem uma função .O importante é conhecer cada uma, saber diferencia-las , incluir na alimentação na que mais e adequada a sua necessidade e fazer disso um hábito , explica a nutricionista Fernanda Granja , de São Paulo .
- Maracujá : a farinha é rica em fibras e pobre em carboidratos , por isso mais indicada para ajudar no controle da glicemia em diabéticos .A farinha da casca de maracujá possui pectina , uma fibra solúvel que tem capacidade de reter a água , formando um gel que retarda o esvaziamento gástrico , ou seja , promove sensação de saciedade , auxiliando no emagrecimento e melhorando o trânsito intestinal
- Soja Preta :contém antocianinas, potentes antioxidantes que ajudam na eliminação de toxinas pelo organismo . A presença de fibras também facilita o trânsito intestinal , diminuindo a absorção de gorduras e expulsando as substâncias que emperram o emagrecimento .Deve-se tomar cuidado extra com a soja , pois ela pode ser indigesta , gerando gases e sensação de inchaço.
- Laranja Amarga : Graças á presença de citrus aurantium , acelera o metabolismo , promove um maior gasto de calorias e, consequentemente, ajuda a queimar os estoques de gordura . Também é digestiva melhorando a absorção dos nutrientes e protegendo o estomago . Além disso , estimula a liberação de adrenalina , substancia capaz de deixá-la mais ativa para praticar exercícios.
- Banana Verde : o diferencial dessa farinha é o amido resistente , que não é digerido pelo intestino , protegendo esses órgãos e facilitando a absorção de nutrientes . " Estudos indicam ainda que o amido resiste também atua na redução do colesterol , pois diminui pelos ácidos bilares ", destaca Fernanda . Ele ainda reduz a glicose no sangue evita o diabetes e o acúmulo de gordura, devido ao aumento da ansiedade.
- Farelo de Aveia : é riquíssimo em fibras solúvel , que age reduzindo o colesterol e controlando o açúcar no sangue. As fibras estão relacionadas ao bom funcionamento intestinal e ao lento esvaziamento gástrico , pois são ais digeridas lentamente , prologando a sensação de de saciedade e dessa maneira , controlando a fome . Melhorando o trânsito intestinal , ocorre a melhora da pele , do humor , da perda de peso e da eliminação de toxinas pelo o organismo , afirma a nutricionista.
- Berinjela : é composta quase totalmente por fibras . A principal é a do tipo solúvel , que age na diminuição do colesterol e da glicemia no sangue . Além disso , contém antocianinas , que é o mesmo antioxidante presente no suco de uva e de vinho , combatendo os radicais livres , protegendo os órgãos de doenças inflamatórias e retardando o envelhecimento . Por ser rica em fibras ,a farinha de berinjela favorece a digestão e previne problemas com o intestino preso , aumento do colesterol e obesidade.
- Feijão Branco:Possui uma proteína chamada faseolamina, que auxilia no emagrecimento ,que auxilia no emagrecimento , ajuda no tratamento do diabetes e reduz o níveis de triglicerídios do sangue pois reduz a absorção do carboidrato encontrado em massas , batata , arroz, pão e outros . Isso acontece porque essa substância inibe a transformação do amido em glicose . Os amidos não conseguem ser digeridos .Então , são enviados diretamente ao intestino para que ocorra a sua eliminação , explica Fernanda . Além disso , essa farinha possui vários nutrientes , e cada um desempenha o seu papel , fazendo com que o organismo funcione de modo equilibrado.
- Como consumir : Acrescente 1 colher de chá de uma das farinhas em cada refeição : misturadas em saladas , sopas , vitaminas , iogurte , tortas e bolos (não há problemas em aquece-lás )Outra opção é misturar todas em um único pote com tampa e usa-lás como um mix .
Nenhum comentário:
Postar um comentário