07/07/2011

Visagismo e a beleza


--> Resultado de imagem para fotos de visagismo

Em 1918, a escola de artes Bauhaus foi fundada sobre esse princípio, por Walter Gropius e um influente grupo de artistas, e seus ensinamentos mudaram definitivamente toda a área de artes visuais, desde as Belas Artes ao Design.
Essa frase significa que, antes de se pensar no que será bonito ou esteticamente agradável, é preciso pensar para que ou quem a imagem serve. Há casas muita bonitas, mas desconfortáveis, escritórios lindos mas nada funcionais. Há xícaras belas, mas difíceis de segurar. E vemos cortes e penteados belíssimos, que, mesmo deixando a pessoa bonita, não são adequados. Por exemplo, uma jovem médica pode ficar linda com cabelos esvoaçantes, mas não despertará muita confiança em sua competência.
Quando se pensa primeiro na função, esta determinará como a imagem deve ser criada, para ser adequada, sem deixar de ser bela.
O visagismo, palavra derivada de visage, que, em francês, significa rosto, foi criado por Fernand Aubry, em 1937, com o intuito de alinhar a arte de criar uma imagem pessoal a esse mesmo conceito. No entanto, nunca foi possível, ao cabeleireiro e ao maquilador, aplicar esse conceito totalmente, porque lhes faltavam algumas informações essenciais, principalmente sobre a linguagem visual. Meu livro, Visagismo: harmonia e estética (Ed. Senac-SP) é o primeiro que mostra como essa linguagem se aplica à arte de criar uma imagem pessoal.
Em primeiro lugar, é preciso compreender que toda imagem expressa conceitos, sensações e emoções. A imagem de uma pessoa é constituída pelo seu formato de rosto, suas feições, sua cor de pele, seu corte de cabelo, penteado, coloração, sua maquilagem, adornos e, no caso dos homens, seus pêlos faciais. Esse conjunto faz, literalmente, uma declaração ao mundo e à própria pessoa de quem ela é, por meio da linguagem visual.
Todo mundo tem uma compreensão intuitiva dessa linguagem, mas poucos sabem como realmente funciona. É a mais antiga e primitiva linguagem dos seres humanos e a primeira utilizada para compreender o mundo que nos cerca. Intuitivamente entendemos o que significam as diversas linhas, formas, cores e outros elementos que compõem uma imagem. É por isso que conseguimos sentir o que imagens transmitem.
Pessoas que trabalham com imagens, inclusive os profissionais da área da beleza, geralmente têm inteligência visual acima da média e, instintivamente, sabem como lidar com uma imagem. No entanto, para exercer o visagismo, é preciso conhecer essa linguagem profundamente.
Esse conhecimento permite analisar as formas e os traços de um rosto e saber o que expressam da personalidade de uma pessoa. Há mais de 5000 anos os Chineses já haviam percebido que a personalidade, ou temperamento, de uma pessoa é estampada no seu rosto. Os Hindus e os Gregos da antigüidade fizeram a mesma constatação e daí nasceu a Fisiognomonia , que é a arte de conhecer o caráter das pesssoas pelos traços fisionômicos.
Com esse conhecimento, o profissional consegue, depois de alguma prática, fazer uma leitura muita rápida de seu cliente. Em poucos minutos analisa as características físicas e sabe que tipo de pessoa é. Conversando com ela, descobrirá mais sobre ela: seu trabalho, suas atividades, seu estilo de vida, seus desejos e suas necessidades. Aí então saberá o que sua imagem deve expressar, para lhe proporcionar maiores benefícios nos seus relacionamentos, levantar sua auto-estima e criar bem estar em geral.

Resultado de imagem para fotos de visagismo
Nisso se estabelece um conceito, ou seja, a função da imagem, e esse é o primeiro passo do processo criativo. Mas para criar a forma mais adequada, que melhor expressa esse conceito, é preciso dominar o uso da linguagem visual, conhecendo e estudando seus fundamentos: luz e sombra, cor, composição, proporção áurea, dinâmica das linhas e outros. Os fundamentos são baseados em conhecimentos de física ótica (cor e luz), de matemática, de geometria, de antropologia e das ciências cognitivas, que estudam como funciona a percepção e a compreensão do mundo.
Beleza é criada quando o conceito transmite as qualidades da pessoa - força, criatividade, dinamismo, meiguice ou autocontrole, por exemplo - e quando a forma valoriza as características físicas positivas, expressa harmonia e é criada de acordo com os princípios de estética.
Finalmente, é preciso que o profissional domine as técnicas diversas utilizadas na criação de uma imagem pessoal; corte, coloração, penteado, maquilagem e outras.
Dessa forma ele pode direcionar seu trabalho, exercendo sua habilidade e criatividade, com consciência daquilo que está proporcionando ao seu cliente, sem que dependa da intuição. Saberá o que a imagem que pretende criar expressará e poderá explicar isso ao seu cliente, quase garantindo a sua satisfação.(www.visagismo.com.br).



Resultado de imagem para visagismo melancolico fotos imagens

Os estilos dentro do visagismo vai do alegre, envolvente,sexy á romântico. Já tem vários cabeleireiros que não fazem um corte sem que utilizem analisar as clientes. Com isso e resultado se torna muito satisfatório para ambas partes.  

Tipos de Temperamento

Resultado de imagem para visagismo colerico

  • A beleza sangüínea é luminosa e vibrante. Dinâmica, festiva e motivadora. É também destemida e criativa. Ligada ao sol, sua cor é o amarelo. Irradia alegria e entusiasmo.
A personalidade sangüínea é caracterizada pela extroversão e a energia. Sangüíneos ocupam espaço e gostam de estar no centro de atenções. Gesticulam muito, são inquietos e falam e riam alto. São curiosos e motivados por novidades. Não gostam de rotina, nem de ficar confinados, por isso preferem trabalhar fora de escritórios. Também gostam de pessoas e têm facilidade de entusiasmar os outros. Não têm medo de novas empreitadas, mas podem ser impulsivos e, até, imprudentes.
No entanto, têm dificuldade em se estruturar, se concentrar e de ser constante, o que pode levá-los a serem superficiais. Por isso freqüentemente não terminam o que começam e são dispersivos e desorganizados. Às vezes são inconvenientes, por causa do entusiasmo excessivo. São desligados e “esquecidos” e com tendência a sofrer acidentes. 

Resultado de imagem para visagismo sanguineo



  • A beleza colérica expressa muita atitude. Poderosa, passional e independente, é também líder. Ligada ao coração, sua cor é o vermelho. Transmite força, coragem e determinação.

Os coléricos são pessoas fortes e decididas. Têm opiniões que expressam e defendem com força e paixão, o que faz com que pareçam intransigentes e autoritários. São emotivos e intensos. Podem ser explosivos, mas não guardam rancor. São fieis, corajosos, generosos e prezam a lealdade. Atuam em linha reta, perseguindo objetivos, e são obstinados, com tendência a serem teimosos. Terminam o que começam.
São motivados por desafios e podem ser insensíveis na busca dos seus objetivos. São dominadores, impacientes e intolerantes e podem ser arrogantes e orgulho- sos. São líderes que podem se transformar em tiranos.

Imagem relacionada

  • A beleza melancólica é elegante, sensível e artística. Profunda, charmosa e sofisticada. É ligada à água, sua cor é o azul. Transmite calma e organização.

Os melancólicos são sensíveis, quietos e introvertidos. Prezam a eficiência e competência, podendo ser perfeccionistas. São profundos, reflexivos e pensadores, com inclinação artística ou científica. Têm bom gosto e são refinados, com aparência bem cuidada. Preservam seu espaço e não gostam que sua privacidade seja invadida. Muitos são meigos e prestativos.
Relutam em se arriscar e tendem a ser ansiosos. São organizados e gostam de manter listas de tarefas, com tendência à inflexibilidade quanto a normas e regras. Essa característica pode fazer com que se tornem controladores e conservadores, tolhendo sua criatividade, embora idéias não lhes faltam.


Resultado de imagem para visagismo melancolico  e fleumatico imagens

  • A beleza fleumática é serena e espiritualizada. Meiga, acolhedora e abnegada. É também diplomática e amigável. Ligada ao éter, sua cor é o roxo. Transmite segurança e paz.

Os fleumáticos são amigáveis, pacientes e abnegados. São pacificadores e diplomáticos, pois não gostam de confrontos. Precisam de segurança, portanto não gostam de riscos. São constantes e fieis. São amorosos e carinhosos e transmitem um senso de satisfação e bem-estar. São adaptáveis e flexíveis, enquanto a sua comodidade não seja afetada.
Não são competitivos, nem ambiciosos. Satisfazem-se com pouco. Isso podem torná-los acomodados, desinteressados e, até, indolentes. Tendem a fugir de responsabilidades. Não gostam de incomodar os outros, porque não gostam de ser incomodados. Freqüentemente, deixam as escolhas para os outros, pensando que estão sendo agradáveis, sem perceber que isso pode ser muito irritante e deixa uma imagem de indeciso.
 Mais em www.visagismo.com.br       





Resultado de imagem para visagismo melancolico fotos

Livros para ter uma excelente leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagem em destaque

Micose causa e tratamentos (leia a descrição)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Tecnologa em estética e cosmetologia, amante de bons livros, make up e um bom exercício. Amor infinito pelos meus principes. Blogueira e cheia de muitas novidades para contar....
Copyright 2017 - Blog
Beleza da Mulher Viva: Visagismo e a beleza