A vida é sem sombra de dúvidas um ciclo. Um ciclo no qual todos sofremos grandes mudanças. Essas mudanças fazem com que cresçamos e tenhamos mais responsabilidades. Muitas dessas responsabilidades levam-nos a grandes alegrias, tais como a gravidez.
A gravidez é um fator que influencia a mudança nas vidas das pessoas, pois transforma casais em famílias. Mas a gravidez não só altera a nível psicológico, mas sim também a nível físico, pois na fase da gravidez o corpo sofre grandes alterações, desde o crescimento da barriga, pele e articulações bem como no cabelo.
Como a vida o cabelo também é desenvolvido por um ciclo que se divide precisamente em três fases de duração variável e se sucedem continuamente. Existe a fase de crescimento (fase anágena B); a fase de suspensão do crescimento (fase catágena B); e a fase de queda de cabelo (fase telógena).
Segundo estas três fases o couro cabeludo está em contaste mudança. Mas em certos momentos da vida, estas fases podem sofrer alterações. Uma dessas alturas é na gravidez, pois a fase do crescimento, torna-se bastante mais longa, parece haver maior quantidade de cabelo, mas como não há uma renovação tão constante, logo fica mais debilitado, com a existência de uma queda, isto deve-se sem dúvida à variação hormonal.
Nesta altura os níveis das hormonas estrogênicas são bastantes mais elevadas do que quando uma mulher não está grávida. Estas hormonas são necessárias para a ajuda das necessidades básicas do bebé quando ainda se encontra na sua fase de desenvolvimento. A perda de cabelo num estado normal, 90% está no crescimento enquanto os outros 10% estão na fase de suspensão do crescimento, isto dá-se com o decaimento de um cabelo e com a substituição de outro. Em contrapartida durante a gravidez normalmente muda, pois estas hormonas estrogênicas abrandam o crescimento do pêlo de substituição. Desta forma, vai haver um abrandamento na fase suspensão do crescimento.
Esta é uma circunstância que afeta cerca de 80% de mulheres grávidas. A gravidez é sem dúvida a demonstração que a vida do cabelo se encontra condicionada pelo equilíbrio hormonal, por vezes algumas influências, também, podem ser devido ao stress emocional.
Mas, não é uma fase contínua, pois após da gravidez tudo volta ao seu ritmo normal, ou seja o ciclo entra de novo em funcionamento o que leva outra vez à "vida" normal do seu cabelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário