As Estrias são caracterizadas pela deformação ou rompimento das fibras de colágeno e elastina que dão sustentação para a pele. As estrias podem aparecer tanto em homens, quanto mulheres. O período de maior aparecimento de estrias é na adolescência e também as estrias de gravidez/gestação. Entretanto, de uma forma geral, as estrias podem aparecer em qualquer pessoas e a todo instante vemos fotos de pessoas famosas com estrias.
Antes de falar sobre os tratamentos para estrias, vamos entender um pouco mais sobre as estrias.
Causas de Estrias?
- Estrias na Gravidez: Aproximadamente 90% das mulheres podem vir a desenvolver algum tipo de estrias. Frequentemente no início são estrias vermelhas e só com o tempo se transformam em estrias brancas. O mais comum nesses caso é o aparecimento de estrias na barriga e no peito.
- Estrias por Distenção: são estrias que aparecem devido a uma rápida distensão na pele, seja pelo crescimento (estrias nas costas), pelo desenvolvimento na puberdade (estrias no peito e estrias no bumbum). Entram nesses casos também a estrias devido a obesidade e ao “efeito sanfona”.
- Estrias por alteração hormonal: alguns distúrbios hormonais também podem causar as estrias, normalmente por alteração do peso, levando a distenção da pele e consequente estrias. Nessa categoria, o mais comum é o uso crônico, excessivo de corticóide oral ou até mesmo tópico, além de síndromes metabólicas, como a Síndrome de Cushing.
Tratamento de Estrias:
Dito sobre as causas das estrias, vamos ao que interessa à maioria, os tratamentos para estrias. Quando falamos no tratamento das estrias, podemos lançar mão desde creme para estrias, comerciais ou medicamentos, a até procedimentos como dermoabrasão, dermaroller e Laser de CO2 para estrias.
Entretanto duas coisas são importantes a serem observadas: (1) quanto antes iniciar os tratamentos melhores serão as chances de bons resultados, por isso não demore. (2) sempre é possível melhorar o aspecto e; (3) ainda não existe cura para as estrias, por isso cuidado com o que lhe prometem.
Com isso bem entendido vamos aos tratamentos para estrias:
- Hidratação: a hidratação contínua do organismo, através da ingestão diária de 2-3 litros de líquidos é importante no bom funcionamento e manutenção das fibras de colágeno da pele, ajudando, parcialmente a prevenir as estrias ou melhor as estrias um pouco.
- Creme para estrias: existem diversos produtos e creme para estrias no mercado, tanto de uso comercial quanto prescrito por dermatologista, aconselhamos os produtos dermatológicos pois possuem melhor efeito e melhor custo benefício. O mais comum é a associação de um hidratante/óleo/emoliente, com algum tipo de ácido, como ácido retinóico, glicólico, mandélico entre outros. Esses tratamentos também são utilizados com intuito de prevenir as estrias na gravidez. Nesse caso o médico deverá ser consultado para escolha dos medicamentos possíveis nessa fase.
- Carboxiterapia: consiste na aplicação de gás carbônico com uma agulha fina no tecido subcutâneo. Isso irá promover uma ativação dos vasos no local. No tratamento das estrias tem a função de ativar a produção do colágeno nas áreas afetadas.estrias-tratamento-estrias-bh-gluteos-bumbum.
- Mesoterapia: já esteve na moda e a procura diminui para o tratamento de estrias, mas continua sendo um método eficaz, tem a mesma ação da carboxiterapia, mas isso é alcançado através da aplicação de medicamentos específicos, determinados pelo médico.
- Peeling: o peeling é um ótimo método no tratamento das estrias. Ele promove uma descamação da pele tratada, melhorando a textura superficial da pele e estimulando a produção de colágeno nas camadas mais profundas, também é excelente no tratamento de áreas manchadas ou estrias mais escurecidas.
- Dermoabrasão: a microdermoabrasão ou também a dermoabrasão consiste na esfoliação da pele e ela serve no tratamento das estrias promovendo a renovação das camadas superficiais e profundas da pele, estimulando um novo processo de cicatrização que leva à melhora das estrias.
- Dermaroller: Dermaroller é um tratamento recente, que consiste em um rolo com micro-agulhas, que é passado várias vezes na área a ser tratada, causando um pequeno trauma e à semelhança do laser de CO2 fracionado, vai estimular a produção de colágeno e elastina, retraindo a pele. Utilizado nos tratamento para estrias, cicatrizes de acne, rugas da face e flacidez da pele.
- Cirurgias: O método mais utilizado é a Abdominoplastia, um método mais indicado quando há grande flacidez, as estrias são eliminadas apenas na faixa de pele retirada, não sendo um tratamento para estrias de primeira indicação. É realizado por cirurgiões plásticos.
- Laser Fracionado de CO2: hoje é um dos métodos mais eficientes no tratamento para estrias. Trata-se de um laser que promove a vaporização da água da pele, com consequente cicatrização e estímulo à formação de colágeno e retração da pele. Ele também é utilizado no tratamento da flacidez da pele, cicatrizes traumáticas, cicatrizes cirúrgicas, cicatrizes de acne e manchas na pele, além de promover o rejuvenescimento. Normalmente o tempo de recuperação é rápido, de 3 a 7 dias e não impede o trabalho.
A grande maioria dos tratamentos para estrias são procedimentos estéticos mas há aqueles que precisam ser feitos por médicos sendo assim, é sempre bom procurar um profissional capacitado para lhe orientar.