16/07/2012

Hiperhidrose, bromidrose anidrose e desidrose



Os seres humanos  são dotados de vários sistemas no corpo, sistema tegumentar, linfático, circulatório...  Mas alguns problemas podem levar a alguns sintomas pertinentes e inconvenientes.  Assim podemos falar de alguns que tem função a glândulas  sudoríparas. 

  • Transpiração
Resultado de imagem para fotos de transpiração


Como hidrose entende-se suor/transpiração.
A transpiração é importante para o organismo, pois controla a temperatura do corpo e elimina as toxinas através dos poros.
A quantidade de transpiração produzida varia de pessoa para pessoa, de acordo com a idade, sexo ou raça, influenciada também por factores endógenos ou exógenos.



  • Tipos de hidroses:

- Hiperhidrose – excesso de transpiração
- Bromidrose – transpiração com mau cheiro
- Anidrose – défice de transpiração
- Disidrose – aparecimento de erupções cutâneas




Resultado de imagem para fotos de hiperidrose

  • hiperhidrose é a produção excessiva de suor sem cheiro desagradável.

Entre as suas causas estão os estímulos emocionais ou uma maior sensibilidade dos centros reguladores de temperatura (provocada pelo exercício físico).
Na hiperidrose emocional, a transpiração aumenta em situações de desconforto ou tensão emocional. O incómodo causado pode trazer ainda mais tensão ao paciente, piorando o seu quadro clínico e trazendo dificuldades de relacionamento ou, até mesmo, profissionais. Nestes casos o apoio psicológico pode ajudar bastante.
Resultado de imagem para fotos de hiperidrose



Convém salientar que quando ocorre a hiperhidrose, não ocorre necessariamente a bromidrose (transpiração com cheiro desagradável). Isso dependerá de alguns factores (hormonais, alimentares, medicamentosos, meio-ambiente ou vestuário), juntamente com falta de higiene e origem genética, que influenciará directamente, podendo também aparecer alguma maceração (aspecto esbranquiçado da pele) ou descamação da pele.

A anidrose é o oposto da hiperhidrose, caracterizando-se assim por défice de transpiração. Tem como causas principais a falta de alimentação, a falta de higiene e a falta de saneamento básico.




Resultado de imagem para fotos de disidrose


  • Disidrose

A disidrose é caracterizada pelo aparecimento de erupções cutâneas de carácter reincidente e que provoca muita comichão, podendo também ser completamente assintomática (sem presença de sintomas).
Uma vez que é uma patologia reincidente pode durar entre uma a duas semanas, com consequente ressecamento e descamação nos locais atingidos.
Estas lesões podem ocorrer em pequeno número, mas alguns casos atingem toda a superfície dos pés.

Resultado de imagem para fotos de disidrose


Para evitar as hidroses, deve:
Resultado de imagem para fotos de transpiração- Lavar os locais infectados, ensaboando bem e dando preferência a sabonetes anticépticos;
- Secar bem a pele após o banho, especialmente entre os dedos dos pés;
- Trocar as roupas e meias diariamente;
- Evitar o uso de tecidos sintéticos, dando preferência ao algodão;
- Preferir calçados abertos;
- Manter sempre o calçado limpo;
- Evitar deixar a pele húmida muito tempo.


Existem dois tipos de bromidrose: a écrina e a apócrina. Não têm relação com cheiro de corpo, são enfermidades diversas. As glândulas apócrinas situadas no tecido adiposo axilar secretam ácidos graxos que possuem cheiros característicos. Para curar a bromidrose apócrina deve-se procurar um cirurgião plástico e fazer a retirado do tecido adiposo. Para quem não tem condições de fazer a cirurgia, uma boa opção é utilizar cloreto de alumínio a 10%, e só se banhar com sabonetes sem perfumes. As camisas também devem ser lavadas com detergentes em pó sem hidróxido de sódio e sem perfume na fórmula.


Resultado de imagem para fotos de bromidrose

  • bromidrose é definida como o suor com odor desagradável, que pode ocorrem em dois locais distintos: pés e axilas. Apresenta como etiologia a presença das bactérias ou fungos nessas regiões, que agem sobre o suor quando encontram-se em um ambiente propício (quente, úmido e escuro), levando ao mau cheiro característico.

Resultado de imagem para fotos de bromidrose
O sinal clínico apresentado é o odor fétido nessas regiões, recebendo os nomes populares de cecê e chulé, nas axilas e pés, respectivamente. Neste último local, o mau cheiro pode vir acompanhado e maceração (aspecto esbranquiçado da pele) ou descamação da pele.
O chulé é comum em adolescentes, que costumam usar tênis com muita freqüência, e em profissionais  que tem a necessidade de utilizar sapatos fechados diariamente sem trocar de calçado.
Para evitar o aparecimento da bromidrose recomenda-se:
  • Manter uma adequada higiene dos locais acometidos, dando preferência para sabonetes antissépticos;
  • Secar bem a pele após o banho, especialmente nos vãos dos dedos;
  • Trocar o vestuário diariamente;
  • Dar preferência para calçados abertos;
  • Manter os calçados sempre limpos e secos;
  • Evitar deixar a pele úmida por muito tempo.
O tratamento objetiva reduzir a população de microrganismos nos locais afetados, controlando assim, sua atuação sobre o suor.
Produtos como talco, sprays ou cremes que contêm antibióticos em suas formulações podem ser utilizados, bem como outras substâncias que dificultem ou impeçam o crescimento de microrganismos. Nos casos de excesso de sudorese (hiperidrose), pode ser feita a associação com produtos anti-transpirantes. O médico dermatologista é quem deve indicar o produto mais adequado para cada caso.

Fique de olho em seus pés , pois com isso você poderá manter a saúde de seu corpo. 





Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagem em destaque

Micose causa e tratamentos (leia a descrição)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Tecnologa em estética e cosmetologia, amante de bons livros, make up e um bom exercício. Amor infinito pelos meus principes. Blogueira e cheia de muitas novidades para contar....
Copyright 2017 - Blog
Beleza da Mulher Viva: julho 2012