14/05/2015

Óleos essenciais, o que são?

         



Os óleos essenciais são considerados a "alma" da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. Podem ser incorporados no seu dia-a-dia, trazendo vários benefícios para sua saúde física, mental e emocional. Nossos óleos essenciais são produzidos de plantas cultivadas de forma orgânica e somente destiladas por arraste a vapor, a forma mais natural e tradicional de destilação, sem o uso de agrotóxicos, aditivos ou solventes no processo de cultivo e extração. Os óleos essenciais são portanto puros, não diluídos e sem químicas sintéticas. 

Óleos essenciais (OE) são extraídos de plantas através da técnica de arraste a vapor, na grande maioria das vezes, e também pela prensagem do pericarpo de frutos cítricos, que no Brasil dominam o mercado de exportação. São compostos principalmente de mono e sesquiterpenos e de fenilpropanoides, metabólitos que conferem suas características organolépticas. Flores, folhas, cascas, rizomas e frutos são matérias-primas para sua produção, a exemplo dos óleos essenciais de rosas, eucalipto, canela, gengibre e laranja, respectivamente.
Resultado de imagem para tipos de oleos essenciais laszlo
 Possuem grande aplicação na perfumaria, cosmética, alimentos e como coadjuvantes em medicamentos. São empregados principalmente como aromas, fragrâncias, fixadores de fragrâncias, em composições farmacêuticas e orais e comercializados na sua forma bruta ou beneficiada, fornecendo substâncias purificadas como o limoneno, citral, citronelal, eugenol, mentol e safrol. Há inúmeros conglomerados internacionais que negociam óleos essenciais, os mais importantes empregando-os como matéria-prima para a produção de aromas e fragrâncias.

 Neste artigo, os OE serão focalizados como produto principal e desvinculados das grandes áreas da perfumaria, cosméticos e aromas para alimentos. Há 300 OE de importância comercial no mundo.O Brasil tem lugar de destaque na produção de OE, ao lado da Índia, China e Indonésia, que são considerados os 4 grandes produtores mundiais. A posição do Brasil deve-se aos OE de cítricos, que são subprodutos da indústria de sucos. No passado, o país teve destaque como exportador de OE de pau-rosa, sassafrás e menta. Nos dois últimos casos, passou à condição de importador. 
Resultado de imagem para tipos de oleos essenciais laszlo

As frutas cítricas são as mais cultivadas no mundo, sendo a laranja a principal delas. A produção de laranjas e a industrialização do suco estão concentradas em quatro países, sendo o Brasil o primeiro deles, respondendo por um terço da produção mundial da fruta e quase 50% do suco fabricado. Aproximadamente 70% é processado e 30% vai para o consumo interno. O OE de laranja, extraído do pericarpo do fruto, é um subproduto da indústria do suco. Derivados de OE de laranja são usados em perfumaria, sabonetes e na área farmacêutica em geral, além de materiais de limpeza, em balas e bebidas. O rendimento máximo de extração de óleos cítricos é de 0,4%, ou seja, para cada tonelada de fruta processada são obtidos 4 kg de óleo.

O Brasil é o único fornecedor de OE de pau-rosa no mundo. Da espécie Aniba roseaodora var amazonica Ducke extrai-se o óleo da madeira por arraste a vapor, rico em linalol.28 A história deste óleo confunde-se com a exploração indiscriminada das espécies florestais da Amazônia. Foi o primeiro OE extraído em larga escala e exportado pelo Brasil. Sua exploração começou em 1925, inicialmente no Pará e depois no Amazonas. Em 1927, a produção nacional atingiu 200 t, não havendo mercado para absorver o volume produzido.

Resultado de imagem para tipos de oleos essenciais laszlo pau rosa
Estes óleos são classificados em 3 grupos de acordo com sua aplicação, que são para fins industriais, perfumaria ou medicinal. Em torno de 600 espécies de eucalipto já foram descritas, das quais 20 são citadas para uso comercial. Todas as espécies de eucalipto são ricas em compostos monoterpênicos, sendo as espécies com fins medicinais ricas em cineol (mínimo de 70%), enquanto aquelas de aplicação industrial destacam-se pelo teor de felandreno e piperitona e as de uso na perfumaria são ricas em citronelal, citral ou acetato de geranila.

Vetiver (Vetiveria zizanioides (L.) Nash), citronela (Cymbopogon winterianus Jowitt) e capim-limão (Cymbopogon citratus (DC ex Nees) Stapf), todos pertencentes à família Poaceae, já eram cultivados no país nos anos 50.Os óleos essenciais de vetiver, citronela e capim-limão apresentaram balança comercial deficitária no período de 2005 a 2008. Há uma movimentação importante para o aumento do cultivo destas espécies no país, mas ainda sem reflexos no quadro de exportação.

Resultado de imagem para tipos de oleos essenciais laszlo vetiver
Embora sejam registradas movimentações de diferentes tipos de óleo de menta no sistema ALICE-Web, a mais significativa em volume e valor está associada ao OE de Mentha arvensis (menta japonesa).21 Esta cultura foi introduzida no Brasil por imigrantes japoneses e se estabeleceu em São Paulo e no Paraná, ainda nos anos 30.49 Com a Segunda Guerra Mundial e a interrupção no fornecimento de mentol da Ásia, parte da demanda passou a ser suprida pelo Brasil.

Os óleos essenciais tem infinidades de tratamentos,   recomendado para gravidas , crianças e idosos cada um com seu proposito e indicado por um profissional capacitado. É impossível no mundo que vivemos não precisar de um tempo para relaxar e recarregar   as energias. Por isso marque uma sessão com sua esteticista habilitada para uma massagem revigorante ou um dia de spa com banhos aromáticos e remineralizantes. 

Mas em óleos essenciais 1 e 2 .
Mas novidades logo logo, Gravidas , cuidados e óleos essenciais .









Óleos essenciais no Brasil: aspectos gerais, desenvolvimento e perspectivas
Humberto R. Bizzo Embrapa Agroindústria de Alimentos, 23020-470 Rio de Janeiro - RJ, Brasil Ana Maria C. Hovell e Claudia M. Rezende* Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 21945-970 Rio de Janeiro - RJ, Brasil Recebido em 15/1/09; aceito em 16/3/09; publicado na web em 2/4/09







Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagem em destaque

Micose causa e tratamentos (leia a descrição)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Tecnologa em estética e cosmetologia, amante de bons livros, make up e um bom exercício. Amor infinito pelos meus principes. Blogueira e cheia de muitas novidades para contar....
Copyright 2017 - Blog
Beleza da Mulher Viva: maio 2015