29/04/2013

Benefícios e efeitos da massagem no corpo


                   


 Resultado de imagem para fotos de massagens                                                                           
 A massagem prepara  os músculos para a ação quando procede  o exercício, pois atrai para estes músculos maior quantidade de sangue e aquece –os ligeiramente. Depois do exercício , ela favorece o êxodo de resíduos musculares e previne a rigidez e as contrações dolorosas.



A massagem  influência o funcionamento dos troncos nervosos. Um nervo motor fortemente comprido perde sua excitabilidade , mas quando massageando  delicado e suavemente, ocorre ao contrário , um aumento de sua excitabilidade e de sua facilidade de condução .
Uma massagem continua levada a efeito sobre um tronco nervoso   sensitivo exerce, com o tempo uma ação anestesiante.
A influência da massagem sobre os nervos vasomotores  nos é conhecida. A ação influenciadora da massagem, por suas manipulações, por sua ação direta sobre sensibilidade , pode ainda ser utilizada como meio de sugestão.
O revestimento   cutâneo representa individualidade biológica e complexo bem pessoal, próprio a cada individuo  para outro.
As diversas peles reagem de maneira diferente ás excitações exteriores .Os massagistas deverão considerar sempre que a espessura dos tegumentos é diferente de acordo com  as regiões do corpo. Apele da criança é mais fina que a do adulto, e esta é fina que a dos velhos.
Esta espessura é ainda variável de um sexo para  outro; ela e maior no homem do que na mulher .Pode-se observar que maior espessura é encontrada nas plantas dos pés , nas  regiões correspondentes ás superfícies de extensão dos membros que limitam as grandes  cavidades . Ela diminui , ao contrario , nas curvas de flexão (cotovelos e punhos ), onde transparecem as veias e vê-se o relevo dos tendões.Por fim, a aderência aos planos profundos é função da adiposidade dos dispositivos aponeuróticos e musculares subjacentes.
  • Efeito direto (local e periférico ):eliminação de células mortas resto de secreções das glândulas cutâneas  ficando as camadas superficiais mais nutridas , moles , maleáveis e resistentes .As glândulas sudoríparas e sebáceas ficam abertas e limpas.O efeito mecânico atua sobre as cicatrizas, aderências , aumento do fluxo sanguíneo arterial (hiperemia   já   citado pelo Desaux), melhora o escoamento da linfa   e do sangue venoso, produz analgesia e um aumento da temperatura local.


  •  Efeito indireto:(secundário e geral ) A fluxo de sangue (hiperemia )faz despertar matérias orgânicas . As  mais importantes são as histamina (agente alérgico )e a acetilcolina.Aumento da  permeabilidade dos limites circulares e exacerba os processos química autolíticos procedentes da reabsorção das escorias metabolizadas.Irrigação da derme , afasta o perigo de auto-intoxicação. Impulsiona , também a mesênquima (órgão do suporte dos tecidos ).


Resultado de imagem para fotos de massagens
  •   Os efeito indiretos  :
  1. ·         Calmante É obtido de manobras suaves , lentas e bastante repetidas.O que carateriza o efeito calmante é sua extrema delicadeza .
  2. ·         Estimulante :É obtido pela rapidez dos movimentos com que é feita a massagem , abrangendo músculos , mantendo ou restaurando as suas propriedades fisiológicas tais , como : contabilidade , elasticidade e coordenação.
  3. ·         Desintoxicante : Muito se assemelha ao efeito estimulante , porém é obtido através de manobras profundidade, principalmente de compressão, determinado uma drenagem das fibras musculares e mais rápido escoamento dos vasos sanguíneos e linfáticos. Muito utilizada na massagem desportiva , porque combate a fadiga muscular .
  4.        Nos efeito relaxantes ou descongestionantes , quando os músculos estão em funcionamento, eliminam grande quantidade de resíduos tóxicos que são depositados neste mesmo meio.A certa altura, este liquido irá se encontrar saturado , apesar dos órgãos eliminadores (Rins e Glândulas sudoríparas )ocorrendo então a fadiga muscular . Para auxiliar , deve-se friccionar ligeiramente os espaços intersticiais , fazendo fluir á massa sanguínea das extremidades ao centro aumentando a evacuação (EX: ácido lático ).
  5.       Efeitos neurotônicos: o sistema nervoso e percorrido ininterruptamente por estímulos sensoriais , cujo mais amplo e o teto , e respondem através de de movimentos. É a pele que recebe a maior parte das impressões que serão transformadas em sensações.
  6.     Efeitos na circulação : A primeira reação da massagem e observada através da circulação. O efeito vasomotor   manifesta-se na palidez da pele de devido ao esvaziamento das veias , sobre tudo as superficiais , começando logo com deslizamentos centrípetas , isto é da periferia do segmento para o centro do coração .O refluxo é impossibilitado devido a existência de válvulas arteriais nas veias.Segue-se o rubor da pele e  devido á sucção dos capilares arteriais ao quais , dilatando-se , leva a hiperemia  local, que conduz a uma melhora do  fluxo do ventrículo esquerdo do coração.
  7.     Efeitos na musculatura: As ondas produzidas nos músculos  tratados com pressão , ,distendem As fibras e aumentam o tônus e o potencial elétrico, pois não há maior perigo parta um músculo do que sua inatividade que leva a hipotonia.Secundariamente, a elasticidade dos tendões e favorecida.A massagem torna o músculo mais ativo, rápido e expansivo durante mais tempo. A massagem de cinco  minuto restaura o músculo fadigado mais eficazmente do que a de vinte minutos, devido a profundidade que é alcançada eliminando os ácidos acumulado . A  aumento do tônus explica-se por influência da adrenalina e acetilcolina sobre o sistema autônomo.  Quando o músculo incide calor , o seu equilíbrio    acido básico é desviado para o lado alcalino, ao passo que o movimento ativa acidifica o tecido muscular, devido ao acréscimo do acido lático. Após a massagem o acido lático assim como o acido carbônico e fosfórico e também , indiretamente a ureia são eliminados em maior escala (este ultimo , igualmente pelas fezes )Quando então o músculo se reabilita , a maior parte do acido lático é transformado em glicogênio , qual depende a sua atividade .
  8.     Efeitos   Profundos: Da massagem da pele do tecido conjuntivo subcutâneo e da musculatura ainda seguem reflexos para os órgão internos. Por meio de analises hematológicas verifica-se aumento de volume da hemoglobina, do número de glóbulos vermelhos (indicação da massagem na anemia crônica ) e a quantidade de glóbulos brancos. Importante é o resultado que dá  a massagem dos órgãos  abdominais , ativando o acido cloridróxido estomago (Não a quantidade de suco gástrico ), o trabalho da musculatura lisa e das glândulas do estômago  e intestinos (sobre tudo do intestino delgado ) A função do fígado e do pâncreas é impulsionada. A alteração do halito do cliente, notado frequentemente, a massagem em geral , baixa a pressão do liquido cefalorraquidiano favorecido, por exemplo á melhora da dor de cabeça.

A massagem bem aplicada proporciona muito mais do que relaxamento, ajuda ao corpo o melhor funcionamento e protege até contra doenças. Então faça mais massagens e desfrute desses benefícios. 

Resultado de imagem para fotos de massagens

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagem em destaque

Micose causa e tratamentos (leia a descrição)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Tecnologa em estética e cosmetologia, amante de bons livros, make up e um bom exercício. Amor infinito pelos meus principes. Blogueira e cheia de muitas novidades para contar....
Copyright 2017 - Blog
Beleza da Mulher Viva: abril 2013